Como andar no Espírito?

 


A Palavra de Deus nos ensina que devemos andar no Espírito. 

Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. Gálatas 5:25 NVI

    Muitos cristãos quando se deparam com essa verdade, se perguntam como isso é possível? Pois na maioria das vezes os cristãos focam demais nos erros que cometem e por causa desses erros eles acham que é impossível andar no Espírito.

    Esse pequeno estudo tem o objetivo de ajudar você a entender o que é andar no Espírito e como isso é possível. Precisamos compreender algumas verdades Bíblicas que muitas vezes são negligenciadas, para que então andemos de fato no Espírito e pelo Espírito. 

    Vou dividir este estudo em 4 tópicos e vamos discorrer a respeito de cada um. 

1) Somos espírito e o Espírito Santo habita em nós 

2) Deus não é nosso inimigo 

3) Confiando na sabedoria de Deus 

4) A fé dinâmica é o que nos faz andar no Espírito 

    1) Somos espírito e o Espírito Santo habita em nós Precisamos entender que ao nascermos de novo nós nos tornamos espírito. Veja o que está escrito: 

O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. João 3:6 NVI 

    Esse versículo é uma parte da conversa de Jesus com Nicodemos, que era um mestre da Lei. Jesus estava explicando que era necessário ao homem nascer de novo, e quando Nicodemos pergunta como isso é possível, Jesus dá essa resposta. Nós precisamos compreender a mudança de natureza que está implícita no novo nascimento.

    Nós tínhamos natureza terrena, mas ao crermos em Jesus Cristo nós nascemos de novo, isso significa que nossa natureza mudou, agora temos a mesma natureza espiritual de Deus. Veja esse outro texto: Assim está escrito: 

“O primeiro homem, Adão, tornou-se um ser vivente”; o último Adão, espírito vivificante. Não foi o espiritual que veio antes, mas o natural; depois dele, o espiritual. O primeiro homem era do pó da terra; o segundo homem, dos céus. Os que são da terra são semelhantes ao homem terreno; os que são dos céus, ao homem celestial. 1 Coríntios 15:45-48 NVI 

    Como descendentes de Adão todo homem é natural, ou seja, natureza terrena. Mas todos os que creem em Jesus Cristo nascem de novo, se tornam filhos de Deus e têm sua natureza mudada. Nós, os que cremos, não somos mais seres terrenos, agora somos seres espirituais, semelhantes a Jesus Cristo (o homem celestial). 

    Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus. João 1:12-13 NVI

    Perceba que ao crermos em Jesus Cristo nós nos tornamos filhos de Deus, pois nascemos Dele.

     Amados, é muito importante entendermos que nós somos espírito. A estrutura mental terrena tenta nos impedir de avançar nesse conhecimento. Mas se nós não recebermos a plenitude dessa verdade, a plenitude do novo nascimento, nós levaremos uma vida extremamente limitada, e não avançaremos na vida do Espírito. Agora quero avançar um pouquinho com você. 

Além de sermos espírito, Deus nos uniu a Si mesmo por meio do Espírito Santo. 

A Palavra nos ensina que todo aquele se une ao Senhor torna-se um espírito com Ele, veja: 

Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele. 1 Coríntios 6:17 NVI 

    Amados, mais do que ter nos dado uma nova vida, uma nova natureza compatível com a natureza de Deus, o Senhor nos uniu a Si mesmo por meio do Espírito Santo, e nos tornou um só espírito com Ele. Por isso, a Palavra de Deus compara o relacionamento de Jesus com a Igreja com um casamento, também compara com uma videira e seus ramos. A Palavra nos diz que Jesus Cristo é a videira e que nós somos os ramos, e que sem Ele nós não podemos fazer coisa alguma (João 15:5). Isso é completa dependência! 

     Amados, nós somos espírito, mas não somos independentes de Deus. Precisamos entender isso de uma vez por todas. Somos seres espirituais e completamente dependentes do Espírito de Deus. Não há vida genuína fora da videira, a vida flui da raiz para os ramos. Não tem como vivermos no Espírito sem entendermos essa verdade básica: 

🙏 Nós somos espírito 

🙏Nosso espírito está unido ao Espírito de Deus 

    E como podemos desfrutar dessa verdade? Recebendo pela fé! A nossa vida é vivida pela fé nas verdades de Deus. E fé é a certeza de coisas que nós não vemos. Nossos olhos naturais não enxergam isso, mas nós precisamos crer na Palavra de Deus. Tentar explicar e conhecer as coisas do Espírito de modo natural é impossível, por isso eu encorajo você a meditar novamente em cada versículo compartilhado nessa primeira parte do estudo e a receber cada uma dessas verdades pela fé. Você crê que Jesus Cristo é o filho de Deus que veio em carne, morreu, ressuscitou e hoje está à destra de Deus? Se sim, você tem o direito de se tornar filho de Deus (João 1:12). Receba a sua adoção como filho, receba pela fé o seu novo nascimento, creia que você agora é um ser espiritual e que está unido ao Espírito Santo de Deus, pois Ele habita em você.

 2) Deus não é nosso inimigo 

    Outra verdade importante para que possamos andar no Espírito, é compreendermos que Deus é por nós. Deus não é nosso inimigo, pelo contrário, Ele é nosso melhor amigo. A Palavra nos ensina que por meio de Jesus Cristo nós fomos reconciliados com Deus e por causa disso podemos ter paz com Ele (Romanos 5:1). 

Muitos cristãos têm dificuldade de receber a plenitude da reconciliação conquistada por Cristo Jesus. Deus não é nosso amigo por causa das nossas boas obras, Deus não nos ama por causa do que podemos oferecer a Ele. Deus decidiu nos amar e demonstrou isso entregando Jesus em nosso favor. Leia esse texto:

Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará com ele, e de graça, todas as coisas? Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: “Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro”. Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 8:31-39 NVI 

Amados, Deus é por nós e nada tem o poder de nos separar do Seu amor. Deus não é aquele velho barbudo e bravo que está no céu pronto para te punir. O castigo que deveria ser nosso foi levado por Jesus Cristo e em troca Ele nos deu paz (Isaías 53:5). Podemos nos relacionar intimamente com Deus sem medo, somos livres e Deus nos trata como filhos. 

    Como seremos guiados pelo Espírito Santo se temos medo de Deus? Lembre-se que Deus é um só, Pai, Filho e Espírito Santo são um único Deus.

     Amados, para andarmos no Espírito precisamos receber a plenitude do amor de Deus por nós. Deus é por nós! Ele não é nosso inimigo! Quando entendemos isso, conseguimos receber com facilidade as instruções, os conselhos e as correções de Deus para nós. Por entendermos que Deus está do nosso lado, nos sujeitamos a Ele e permitimos que Ele mude nossa mente e nosso coração, pois a certeza de que somos seus filhos amados e de que Ele trabalha em nosso favor nos dá confiança para nos rendermos inteiramente à vontade de Deus para nós. Até mesmo quando somos guiados pelo Espírito e pela Palavra a fazermos coisas que vêm de encontro com nossas crenças, nós nos rendemos e acatamos a vontade de Deus, pois sabemos que somos amados por Ele e que a vontade Dele para nós é boa, perfeita e agradável.

    3) Confiando na sabedoria de Deus 

    Outra coisa na qual precisamos crescer é a confiança na sabedoria de Deus. Isso tem muito a ver com o receber a plenitude do amor de Deus e saber que Ele é por nós, exatamente o que foi falado no tópico anterior. Precisamos deixar de nos apoiar em nosso próprio entendimento. Achar que nós sabemos mais do que Deus ou então que a sabedoria do mundo é melhor do que a sabedoria de Deus, isso é desastroso. O pior, é que muitas vezes nós deixamos de lado a sabedoria de Deus e nem nos damos conta disso.

     Amados, está escrito que nós precisamos nos tornar loucos para a sabedoria desse mundo se de fato nós quisermos ser sábios em Deus. 

 Não se enganem. Se algum de vocês pensam que é sábio segundo os padrões desta era, deve tornar-se “louco” para que se torne sábio. 1 Coríntios 3:18 NVI 

    O orgulho é um dos maiores inimigos dos cristãos. Foi através dele que Lúcifer caiu. É através dele que o diabo se infiltra e tenta governar os pensamentos dos cristãos. O orgulho torna o homem cego para a sabedoria de Deus e ele passa a enxergar somente a sabedoria desse mundo aqui, que a Bíblia nos afirma que é demoníaca. Veja o texto a seguir:

    Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria. Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso nem neguem a verdade. Esse tipo de “sabedoria” não vem dos céus, mas é terrena; não é espiritual, mas é demoníaca. Tiago 3:13-15 NVI

    Perceba que está escrito que a verdadeira sabedoria produz humildade. Mas a sabedoria desse mundo, que é demoníaca, é cheia de orgulho, que a Bíblia descreve como inveja amarga e ambição egoísta. 

    Que nós possamos deixar de nos apoiar em nosso próprio entendimento e recebamos com humildade a sabedoria que vem de Deus. 

    Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema o Senhor e evite o mal. Isso dará a você saúde ao corpo e vigor aos ossos. Provérbios 3:5-8 NVI 

4) A fé dinâmica é o que nos faz andar no Espírito

Para encerrarmos o nosso estudo, quero falar com você sobre a fé dinâmica. Mas antes deixe-me recordá-lo do que já falamos até aqui sobre “Como andar no Espírito”

🙏 Vimos que primeiramente precisamos entender que nós nascemos de novo e nossa natureza mudou, nós somos espirituais. 

🙏 Além disso, vimos que o Espírito Santo habita em nós e, portanto, somos um espírito com Deus, o que significa que somos completamente dependentes do Senhor. 

🙏Também vimos que Deus não é nosso inimigo, muito pelo contrário, Deus é por nós! 

🙏 Precisamos receber a plenitude do amor de Deus por nós. 

🙏 No último tópico vimos que precisamos nos render à sabedoria de Deus com humildade, pois o orgulho é um grande inimigo e ele nos cega. 

    Agora vamos falar sobre a fé dinâmica. Mas o que é isso? 

Para quem me acompanha há mais tempo já deve ter me ouvido falar que a fé não é algo estático, mas que ela é dinâmica. Precisamos compreender que nossa vida é uma jornada, dia após dia, de glória em glória, de fé em fé. A caminhada de todo cristão é vivida por meio da fé. Todas essas verdades que nós vimos até aqui, só podem ser desfrutadas quando cremos que de fato elas são as verdades de Deus para nós. Portanto, para andarmos no Espírito, nós precisamos receber pela fé cada uma das verdades citadas anteriormente e alimentar a nossa fé. O apóstolo Paulo diz o seguinte: 

    Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão. Colossenses 2:6-7 NVI

    Como é que eu e você recebemos a Cristo Jesus? Foi pela fé! Se o recebemos pela fé, precisamos continuar nossa vida. Nele também pela fé. O que precisamos entender é que a nossa fé tem um alvo, tem um destino. Nossa fé precisa ser depositada no lugar correto. Muitos confundem fé com pensamento positivo. Outros depositam a fé na fé, de que forma? Acreditam mais na força da sua fé do que no poder de Deus. A fé que se move corretamente é aquela confiança que nós depositamos em tudo que Jesus Cristo é e em tudo que Ele fala. Nós temos a Bíblia, que é a Palavra de Deus escrita e temos o Espírito Santo habitando em nós. Precisamos confiar no que a Bíblia diz e confiar no poder do Espírito atuando em nós. A dificuldade de muitos cristãos em viver no Espírito, é porque eles querem viver do mesmo jeito que o mundo vive, seguindo os padrões do mundo, os modelos do mundo. Veja como Jesus descreve a vida no Espírito: 

O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito. João 3:8 NVI 

 A vida conduzida pelo Espírito Santo não pode ser explicada naturalmente. Somente quem é espiritual pode discernir as coisas do Espírito. Portanto, não tente viver o cristianismo de modo natural e não tente explicar a sua vida a quem não é espiritual. Infelizmente, temos visto muitos professantes da fé cristã, mas poucos nascidos do Espírito. O que é nascido do Espírito discerne todas as coisas, mas ele não pode ser discernido por ninguém. Leia o que a Bíblia nos ensina a esse respeito: 

    Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois “quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo?” Nós, porém, temos a mente de Cristo. 1 Coríntios 2:14-16 NVI

    Encorajo você a receber pela fé a sua nova natureza espiritual e a se render ao Espírito Santo para ser conduzido por Ele.

    A vida no Espírito não significa que nunca mais erraremos, mas significa que sempre teremos um coração disponível para o agir do Espírito Santo e uma atitude de confiança no que a Palavra de Deus nos diz. No início podemos tomar decisões erradas, acreditando ser a vontade de Deus para nós. Mas se mantivermos um coração disponível, se aceitarmos a correção e a instrução do Senhor, Ele mesmo alinha nossos caminhos. O que precisamos compreender é que é impossível vivermos no Espírito, sendo guiados e ensinados por Deus, se não tivermos um íntimo relacionamento com Ele por meio da oração e da Palavra, e um coração rendido ao Seu agir. 

    Se mantivermos um coração orgulhoso, cheio de sabedoria própria, jamais experimentaremos a vida no Espírito. Muitos leem a Bíblia e oram, mas têm um coração que está muito longe de Deus, um coração teimoso, obstinado, amargurado e que confia mais em si mesmo do que em Deus. 

    Quer andar no Espírito?

Sujeite-se a Deus! Creia que sem Ele você não pode fazer coisa alguma, abra seu coração para o ensino, para a instrução e para a correção do Senhor, permita que o Senhor alinhe seus pensamentos à estrutura mental de Cristo e confie completamente na sabedoria que vem de Deus.

 Que a graça e a paz de Cristo sejam multiplicadas sobre sua vida. 

No amor de Cristo, Katiany Lins Ministério Vida

 Esse conteúdo tem ministrações em vídeo e você pode assistir em nosso canal do YouTube www.youtube.com/c/ministeriovidacwb acessando a playlist “Série: Como andar no Espírito?”  

 Esse material foi produzido pelo Ministério Vida, com autoria de Katiany Lins. Não tem fins lucrativos, por isso é vedada a venda do mesmo. 

É liberado para distribuição e uso de forma gratuita, pedimos apenas que respeitem os créditos, mantendo a autoria. O Ministério Vida disponibiliza esse material gratuitamente através do site: http://www.ministeriovidacwb.com/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Batalha Espiritual

O alimento verdadeiro que nós saciar.