Morte vencida

 

Morte vencida


A missão de Jesus pode ser resumida com este versículo: 

Ele veio para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. - Marcos 10:45

Marcos 10:45 NVI

45Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

Mas como uma história sobre vida eterna pode terminar com um salvador morto? Não seria uma contradição? Seria uma história digna de crédito?

Nós veremos a vitória de Jesus sobre a morte. Ele não permaneceu morto. É incrível o que isto provou. Descubra agora!

 

A ressurreição de Jesus

Os cristãos acreditam que a história não acaba com Jesus morto. Eles não creem em um Jesus morto, como se ele fosse um mártir que morreu por uma boa causa e, portanto, merece ser lembrado de vez em quando. 

Lucas 24:5 NVI

Amedrontadas, as mulheres baixaram o rosto para o chão, e os homens lhes disseram: “Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que vive?

Lucas 24:6 NVI

Ele não está aqui! Ressuscitou! Lembrem-se do que ele disse, quando ainda estava com vocês na Galileia

Páscoa

Os cristãos acreditam que depois de três, Dias Jesus ressuscitou. Nós celebramos este evento todos os anos na Páscoa. Os cristãos são seguidores de uma pessoa viva.

A Bíblia contém quatro relatórios detalhados do que aconteceu naqueles dias: os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João. 

Testemunhas oculares

Os escritores destes evangelhos estavam todos lá, com exceção de Lucas, que não muito tempo depois investigou as histórias e os relatos de testemunhas oculares, do mesmo modo que um detetive teria feito, para verificar o que realmente havia acontecido. Esses quatro relatos estão em concordância e complementam-se uns aos outros. 

Se você quiser ler um relato detalhado da ressurreição e dos eventos que a cercaram, um bom começo é ler o evangelho de Mateus.

 

Evidências da verdade

Por tornar a viver, Jesus deu uma evidência poderosa de que ele era de fato vindo da parte de Deus e tinha o direito de dizer as coisas que havia dito. 




Poder sobre a vida e a morte

Sua ressurreição prova que ele tem poder sobre a vida e a morte. Isto não pode ser dito sobre nenhum outro filósofo, religioso ou guru.

Jesus morreu pelos nossos pecados. Se ele houvesse permanecido morto, nós talvez nos questionaríamos se a pena do pecado havia realmente sido paga.

Sem significado?

Sem a mensagem da ressurreição, a fé Cristã não teria significado ou valor. Além disso, as próprias predições de Jesus sobre sua ressurreição teriam sido mentiras ou invenções. 

Você daria valor às declarações de um mentiroso ou de um sonhador clamando ser (à semelhança exata de) Deus e prometendo cobrir a humanidade de bondade? 

O relato Bíblico da ressurreição é digno de confiança? 

Evidências suficientes

Pesquisas históricas e investigações legais têm levado a conclusão que há evidência suficiente de que a ressurreição de fato aconteceu. Você pode pesquisar mais sobre isto na internet, basta pesquisar: "evidências da ressurreição de Cristo".

 

Novo mundo

A ressurreição de Jesus demonstra que a morte não tem a palavra final. Sua ressurreição traz à vista uma nova vida. Uma vida livre de todas aquelas coisas que Deus condena em sua justiça. E lembre-se... é a GRAÇA de Deus que torna isto tudo possível!

1No primeiro dia da semana, de manhã bem cedo, as mulheres levaram ao sepulcro as especiarias aromáticas que haviam preparado. 2Encontraram removida a pedra do sepulcro, 3mas, quando entraram, não encontraram o corpo do Senhor Jesus. 4Ficaram perplexas, sem saber o que fazer. De repente, dois homens com roupas que brilhavam como a luz do sol colocaram-se ao lado delas. 5Amedrontadas, as mulheres baixaram o rosto para o chão, e os homens lhes disseram: “Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que vive? 6Ele não está aqui! Ressuscitou! Lembrem-se do que ele disse, quando ainda estava com vocês na Galileia: 7‘É necessário que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, seja crucificado e ressuscite no terceiro dia’”. (Lucas 24.1-7).



O caminho está aberto

Através da sua morte e ressurreição, Jesus abriu caminho para um novo mundo no qual não haverá mais pecado, morte, doença ou tristeza.

Dia da ascensão

Este novo mundo não começou logo após a ressurreição. Quarenta dias depois Jesus voltou ao céu. Os cristãos celebram este evento no Dia da Ascensão, 40 dias depois do Domingo de Páscoa. Jesus está preparando morada para todos que confiam nele.

Quando ele tiver terminado isso, retornará à Terra e o novo mundo surgirá. Aqui está uma descrição deste momento: 

Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão o seu povo; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou - Apocalipse 21:3-4

Como isto me afeta?

Talvez você esteja pensando: boa história, mas o que isso significa para mim, na minha vida presente? Uma promessa para o futuro, claro, mas como isso afeta minha vida aqui e agora? E sobre o pecado e o sofrimento? Se Jesus introduziu uma nova vida, por que pessoas ainda morrem? Por que coisas terríveis ainda acontecem no mundo em que vivemos?

Nós responderemos estas perguntas na próxima lição.


Nova vida

Estamos vivendo um tipo de “entre períodos”, um "Já, e ainda não". Mas o que isto significa?



Através da morte e ressurreição de Jesus Cristo nosso relacionamento com Deus foi restaurado. Agora estamos esperando pelo novo mundo, e enquanto isso estamos aprendendo como viver a vida que Deus gostaria que vivêssemos, seguindo Jesus como nosso exemplo. Iniciamos uma nova vida.

1Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. 2Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. 3Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus. 4Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória. COLOSSENSES 3.1-4

O Espírito Santo

Mas Jesus prometeu algo mais, visto que sabia que seus seguidores teriam dificuldades para seguir seu exemplo. Enquanto esteve aqui, Jesus apoiou seus seguidores. Depois de sua ascensão, esta tarefa passaria a ser do "Espírito Santo". 


O que o Espírito Santo faz?

O Espírito Santo é como uma fonte de poder, uma fonte de inspiração, mas também como uma pessoa que está sempre perto de você. Na verdade, Jesus disse que o Espírito estaria em nós. É deste modo que o relacionamento com Deus, que havia sido quebrado por causa do pecado, é restaurado. O Espírito Santo irá lhe guiar, fortalecer, encorajar e confortar. 

Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra”. (atos 1.8).

Você pode ler mais sobre a ascensão de Jesus ao céu e sobre o Espírito Santo nos livros de Atos e João.


 

Liberdade

Jesus disse que ele veio para libertar as pessoas.

João 8:36 NVI

Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres.


 



Nós vimos que ele nos libertou pagando um resgate por nós. A pena que merecíamos foi paga por ele. É por isso que não há condenação para todo aquele que acredita em Jesus. Este é o início da sua obra em nós.

Livre para viver

Mas liberdade é muito mais do que isso! Na fé Cristã, liberdade significa que você tem poder para viver a vida que Deus planejou que vivesse: para servir a Deus e tratar outras pessoas respeitosamente e até amavelmente.

12Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. 13Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. 14Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.
15Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos. (COLOSSENSES 3.12-15)

Livre pelo Espírito Santo

Mas os cristãos não fazem isso automaticamente; eles, também, podem estar sujeitos a maus hábitos. É por isso que o Espírito Santo continua o trabalho de Jesus, fazendo desta liberdade uma realidade diária em nossas vidas e nos ajudando a aprender a amar a Deus e as pessoas – não porque nós temos que fazê-lo, mas porque nosso relacionamento com Deus nos transformou em nosso interior.


Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração. (COLOSSENSES 3.16)

 

Crescimento

Uma vez que você confia em Jesus, um processo contínuo de mudança tem início.

 Deus dará espaço para você crescer passo a passo e para se tornar a pessoa que ele planejou que você fosse. Algumas de suas ideias e desejos irão mudar; você vai querer parar de fazer certas coisas e começar a fazer outras.



Deus ajuda

Com a ajuda do Espírito de Deus você pode mudar. Ele vai ajudar você a genuinamente experimentar a vida de uma nova forma e então você aprenderá a interagir com as pessoas de uma nova forma.

Um dos autores do Novo Testamento, Paulo, se refere a esse processo como "o fruto do espírito" crescendo em nossas vidas. Ele usa nove palavras para descrever esse fruto: 

"amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio" (Gálatas 5:22). 

Um inimigo que se tornou cristão

Paulo era um inimigo dos primeiros cristãos; ele levou muitos à prisão. Mais tarde ele se tornou um cristão e talvez um dos mais famosos pregadores do evangelho de Jesus. Muito do Novo Testamento consiste em cartas que ele escreveu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Batalha Espiritual

O alimento verdadeiro que nós saciar.