Quem éramos

 No início, Deus (Pai, Filho e Espírito Santo) criou o homem à sua imagem e semelhança. 

Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão".


Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 
Gênesis 1:26,27


Quando o pecado se estabeleceu através da desobediência de Adão, o espírito do homem morreu. Deus disse a Adão: Mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá. Gênesis 2:17 NVI 

 Vamos esmiuçar um pouco o entendimento sobre sermos espírito para compreendermos o restante do conteúdo: 

Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente. Gênesis 2:7 ARA

 Deus fez um corpo, mas esse corpo só passou a ser vivo quando recebeu o fôlego de vida, e ao receber esse fôlego ele se tornou uma alma vivente. O corpo é o meio de transporte do homem criado à imagem e semelhança de Deus. 

 O sopro ou fôlego de vida é o espírito humano. Antes da queda Adão não era conhecedor do mal. Deus havia dito que se ele comesse do fruto do conhecimento do bem e do mal ele morreria. 

Sabe por que Deus disse isso? 

Porque o homem, mesmo tendo recebido o fôlego de vida proveniente de Deus, não tinha o Espírito Santo habitando dentro dele. O homem se relacionava com Deus de fora para dentro. Veja o desenho a seguir e ficará mais fácil a compreensão:

Quando Deus criou o homem foi do pó da terra e o fez uma alma vivente. O fôlego de vida que Adão recebeu não foi a plenitude do Espírito de Deus sendo colocado dentro dele, mas foi o sopro que deu vida ao homem (claro que era perfeito pois era proveniente de Deus), mas era a vida do homem e não a vida completa do próprio Deus dentro do homem.

Deus havia criado o ser humano para viver e ser alimentado apenas pelo bem, ou seja, pela verdade de Deus. Se o homem fosse conhecedor do bem e do mal, não tinha capacidade por si mesmo de escolher apenas o bem. Por isso Deus disse que se ele comesse do fruto do conhecimento do bem e do mal ele morreria.

Pois sendo ele conhecedor do mal, não seria capaz de escolher o bem e rejeitar o mal (pois o Espírito Santo não habitava dentro dele). Olha o que Deus falou:  

Então disse o Senhor Deus: "Agora o homem se tornou como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Não se deve, pois, permitir que ele também tome do fruto da árvore da vida e o coma, e viva para sempre".


Deus queria que o homem jamais conhecesse o mal, que ele vivesse eternamente apenas recebendo a verdade de Deus ...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Batalha Espiritual

O alimento verdadeiro que nós saciar.